De Santiago para Valparaíso e Viña del Mar

Posted On :

Valparaíso

A cidade de Valparaíso fica a 117km de Santiago e possui cerca de 300 mil habitantes. Faz parte da história do Chile envolvendo conquistas e batalhas que usaram o mar como acesso ao país. Por ser no litoral, também é famosa por ter um dos maiores portos da América do Sul, mas o que realmente chama atenção na cidade são suas ruas, escadarias, muros e casas cobertos por grafites. Ir a Valparaíso é ter disposição para subir e descer ladeiras (ao bom estilo lisboeta, talvez pior) e gostar muito de street art. Lá há arte, há história, há literatura, pois uma vez em Valparaíso, a visita a uma das casas de Neruda no Chile faz parte do roteiro.

Para chegar lá, no entanto, você pode alugar um carro, comprar um pacote com uma agência de turismo (o da Turistik custa em torno de CPL 34.000 / US$ 63,70 / € 45,70 ou R$ 142,90 por pessoa, pegando e deixando no hotel) ou simplesmente (e muito mais em conta) pegar um ônibus intermunicipal, por CPL 2.800 (em média R$ 12).

(Saiba como ir por conta própria para a Vinícola Concha y Toro)

As empresas TurBus e Pullman fazem a rota saindo do Terminal Alameda, na estação de metrô Universidad de Santiago (linha vermelha). Os ônibus também passam pela estação de metrô Parajitos, mas preferimos a anterior por ser o ponto inicial, com mais opção de poltronas a escolher. 😉

Estação Alameda – Metrô de Santiago para Valparaíso
Terminal Alameda / Estação Universidad de Santiago – Metrô de Santiago para Valparaíso

Escolhemos a TurBus pelo simples motivo de ser o próximo ônibus a sair quando chegamos ao terminal. Há partidas tanto para Valparaíso quanto para Viña del Mar, os ônibus saem de 15 em 15 minutos e não tivemos problemas em comprar na hora. Fomos para Valparaíso, para de lá, irmos a Viña del Mar.

De carro a viagem demora em torno de 1h30min, mas de ônibus de linha demorou umas duas horas, pois ele para em alguns pontos na estrada. Optamos por descer no terminal de ônibus de Valparaíso e fazer a rota sugerida pelo agente de um posto turístico dentro do terminal rodoviário. Pegamos um mapa com ele e fomos bem orientados. As dicas deles bateram em grande parte com o que eu já havia escrito no nosso roteiro, mas achei que foi melhor ainda, pois fizemos diferente do que quase todo mundo faz, nós começamos pelo final.

(Clique aqui e veja como ir de carro para o Valle Nevado)

Seguimos as dicas do agente de turismo no início, depois resolvemos nos perder um pouco pelas ruas grafitadas da cidade, mas no geral foi mais ou menos isso:
1- Seguimos da rodoviária pela Av. Argentina até a Rua Almirante Simpson, para subir no Ascensor Polanco, mas infelizmente estava fechado e era muito cedo para gastar as energias nas primeiras ladeiras. Resolvemos não subir a pé e continuamos a rota;
2- Voltamos para a Av. Argentina e pegamos o ônibus 612 para a casa de Neruda, La Sebastiana. A parada de ida fica no cruzamento da Av. Colon e da Av. Argentina. O ônibus sobe o cerro por ruas muito estreitas, (não são as mostradas pelo mapa abaixo), e para bem na esquina da rua onde fica o colégio Neruda;
3- La Sebastiana. Depois da visita, descemos a rua Ferrari, passando pelo Museu a Céu Aberto e algumas outras ruas com muito grafite;
4- Seguimos pela Avenida Brasil e fomos aos Cerros Concepción e Alegre pelo Ascensor Reina Victoria. Lá fica o Paseo Atkinson, com mirante pro porto e pro centro da cidade. Demoramos por lá porque a infinidade de arte de rua é absurda;
5- Descemos para a Plaza Sotomayor, geralmente onde as pessoas começam o tour na cidade. Fomos ao terminal de trens, que fica em frente ao porto, e seguimos para Viña del Mar.

Obs.1: Ascensores são tipos de bondes que sobem/descem na diagonal, por um trilho, facilitando o trânsito das pessoas entre as partes alta e baixa da cidade. Em Portugal e em outros lugares são conhecidos como funiculares. São pequenas cabines de madeira (a impressão quando começa a subir é que vão se desmontar!), deve caber umas 15 pessoas e o ticket custa cem pesos chilenos.

Obs.2: A cidade de Valparaíso possui 15 ascensores, alguns funcionam e outros não, mas se você passou pelo mesmo que a gente, não desanime, ande um pouquinho que você vai encontrar outro. 😉

Obs.: inicialmente queríamos pernoitar em Valparaíso, mas a logística de ficar pra lá e pra cá com nossas coisas, considerando o checkout do hotel em Santiago e checkin em Valparaíso às 14h, o checkout no outro dia ao meio-dia pra voltarmos com nossas coisas pra Santiago e fazer outro checkin, seria o mesmo que passar um dia inteiro ou pior, muito mais cansativo. Poderíamos também ir direto de Valparaíso pro aeroporto, mas preferimos mesmo fazer a daytrip. Achamos melhor acordar cedo e aproveitarmos o dia lá, retornando à noite para Santiago.